Governo de Goiás lança edição em inglês da revista GO Comex Magazine

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), lançou na terça-feira (25/05), data em que é celebrado o Dia da Indústria, a quarta edição da revista GO Comex Magazine, que traz um balanço detalhado do comércio exterior goiano em 2020, além de apresentar as potencialidades de Goiás para o investidor.
 
Lançada também em língua inglesa, a publicação foi desenvolvida com o objetivo de mostrar os indicadores de exportação e importação de Goiás em 2020, além de estimular a atração de novos investimentos para o Estado. Ela traz informações sobre as oportunidades para o empreendedor que quer se instalar em território goiano.

“2020 foi um ano de desafios, mas também de conquistas para Goiás. Mesmo exposto às perdas e danos da crise em decorrência da pandemia de Covid-19, nosso Estado conseguiu avançar em várias frentes de trabalho”, comemora o governador Ronaldo Caiado em texto de abertura da revista. Ele também aponta o saldo positivo de 2020 para o crescimento da indústria goiana, mesmo com a pandemia da Covid-19 que se prolongou em três trimestres do ano.

O motivo da comemoração do governador logo é explicado ao longo dos dez textos da revista, que será encaminhada para as embaixadas de outros países, além de ministérios, secretarias estaduais e municipais, prefeituras goianas e entidades de classe, especialmente aquelas ligadas ao setor produtivo. 

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, José Vitti, aponta que a GO Comex é mais uma estratégia para atrair investimentos para o Estado, e estimular o empreendedor goiano a exportar. Ainda de acordo com Vitti, a revista também busca manter a confiança dos investidores já instalados em Goiás, para que continuem gerando desenvolvimento social, além de ser mais uma forma de tornar público dados que mostram os feitos da gestão do Governo de Goiás. 

 

A Revista


A edição conta com detalhamento das balanças comerciais de 2020, tanto brasileira quanto goiana, comparadas com o ano anterior, suas séries históricas, onde Goiás apresentou em 2020, o melhor saldo dos últimos dez anos.

Também são apresentados os principais produtos de importação e exportação; os municípios goianos com maior número de vendas e compras internacionais; os países que mais importam e exportam para o Estado.

A publicação também traz uma entrevista com o então secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, que deu um panorama e projeções positivas para uma das principais atividades econômica de Goiás, a agropecuária.

Por que investir em Goiás?
As múltiplas vocações, localização estratégica e plataforma multimodal são os diferencais para o investidor que vem para Goiás. Além disso, também existem as vantagens, como o Programa de Desenvolvimento Regional (ProGoiás), que entrou em vigor em outubro de 2020 e garante para o empreendedor crédito outorgado, sem financiamento, desburocratizado e com segurança jurídica e impessoalidade. Também cita outros programas como o Produzir e o Fomentar, e o subprograma Comex Produzir, voltado para empresas que exportam produtos goianos. 

Outras facilidades são as linhas de crédito, como da Agência Especial de Financiamento Industrial (Finame/BNDES), da Agência de Fomento de Goias (GoiásFomento) e o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), que atende o setor rural e empresarial.

O apoio ao investidor em Goiás também se estende através das entidades de classe que amparam o empresário instalado no Estado. Esta edição da GO Comex Magazine traz uma resportagem exclusiva, com o presidente executivo da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), Edwal Portilho. 

O potencial turístico de Goiás também teve espaço. As cachoeiras, santuários de cavernas, trilhas, música, águas quentes, eventos culturais, o turismo radical, histórico, gastronômico, de natureza, moda e entretenimento foram apenas alguns dos destaques da entrevista com Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo.

Por fim, a qualidade de vida fecha as principais oportunidades do Estado abordadas na GO Comex Magazine. Além de amparar e estar aberto para os investidores, Goiás possibilita fácil comunicação para quem vem de países de língua estrangeira, estrutura para atender as demandas familiares e amplo comércio e serviço para atender qualquer necessidade do investidor e de sua família.

Mais investimentos
No evento de lançamento da revista, realizado na terça feira (25/05), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, também foram assinados seis protocolos de intenções entre o Governo de Goiás e indústrias que têm previsão de investir R$ 305 milhões nos municípios de Buriti Alegre, Mineiros, Rio Verde, Jataí, Americano do Brasil e Piracanjuba. Iniciativa que deve gerar 5.503 empregos entre diretos e indiretos. 

O governador Ronaldo Caiado reforçou a meta do Governo de Goiás. “O Estado só tem uma posição: defender quem queira investir em Goiás. Temos que produzir uma harmonia entre o governo, empresários, industriais, comerciantes e geração de emprego, que é o objetivo final”.

Go Comex clique aqui

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.