Indústria automotiva retoma produção em Goiás

 

A produção de veículos em Goiás foi retomada. Duas indústrias automobilísticas instaladas em cidades goianas anunciaram o retorno às suas atividades e o foco, nesse primeiro momento, será na recuperação, já que estão com suas fábricas paralisadas desde o mês de março. 

O retorno às atividades, conforme informaram os executivos da CAOA e Mitsubishi, instaladas em Anápolis e Catalão, respectivamente, ocorre respeitando todas as regras que orientam para o distanciamento social como forma de evitar contaminação pela Covid-19. 

As duas indústrias instaladas em cidades do interior de Goiás produzem veículos com marcas internacionais, como o Chery Tiggo 8, o primeiro SUV de sete lugares (previsto para chegar no mercado brasileiro no segundo semestre), e os modelos HD80, HR, New Tucson e ix35, todos da Hyundai, além dos Chery Tiggo 5x e Tiggo 7, todos da CAOA. 

Em Catalão, a Mitsubishi produz os SUVs ASX e Eclipse Cross, e toda a gama da picape L200 Triton Sport. São importadas as versões de topo do Eclipse Cross, além dos utilitários Outlander, Pajero Full e Pajero Sport.

Representando a Mitsubishi, Alfredo Sestini Filho disse que a volta à produção de veículos é gradativa e depende da reação do mercado. Ele explicou que a situação não é boa já que tem importação substancial de peças e a escalada do câmbio eleva as dificuldades à retomada das atividades na empresa. 

O CEO da CAOA, Mauro Luís Correia, informou que a volta é lenta, bem como a recuperação pelas perdas sofridas em razão da pandemia com o coronavírus. Ele destaca também que o retorno à produção é feito em conjunto com o Sindicato dos Metalúrgicos de Anápolis, com atendimento a todas as normas estipuladas pelas organizações de saúde e até mesmo com readequação da planta industrial. 

A presença de fábricas de marcas internacionais (ambas asiáticas) em Goiás fortalece o Estado nesse mercado, com a utilização de tecnologia, inovação, conforto e mais segurança para o consumidor, além da competitividade que as duas marcas proporcionam.