Geração de Emprego

A política pública mais importante para o Estado de Goiás é o emprego. Em consequência, a nossa mais necessária missão é garantir que os empresários tenham oportunidade para contratar e que os goianos tenham empregabilidade.

Isso significa que nossa Superintendência de Geração de Emprego e Renda tem como missão trabalhar em sintonia com todas as instituições de ensino para que estejam alinhadas com as demandas mercadológicas e, ainda, com associações e grupos empresariais capazes de gerar mais oportunidades para novas contratações de empregados, terceirizados ou estagiários.

Sabemos muito bem que quem gera emprego e renda é o empreendedor. Assim, temos a Gerência de Geração de Emprego que vislumbra a defesa de todas as formas de contratação direta ou indireta pelo empreendedor goiano.

Por outro lado, faz-se extremamente necessário acompanhar de perto o empreendedorismo dentro das escolas e universidades, incentivando a criação de Empresas Juniores, Banco de Talentos, Rodadas de Ideação e Prototipagem de Negócios.

Nosso foco é incentivar os empresários para que persistam na labuta diária de gerar emprego e renda para as famílias goianas, e as entidades de ensino para que cumpram com propósito cívico de dar suporte à vida profissional do discente.

Conheça algumas de nossas ações:

  • Mapeamento das demandas do mercado de trabalho por mão de obra qualificada;
  • Promoção de ações junto aos empreendimentos imobiliários para contratação de serviços com a comunidade local (serviços de jardinagem, pintura, marcenaria, limpeza, etc.)
  • Promoção da qualificação profissional da comunidade circunvizinha dos empreendimentos industriais, comerciais, turísticos e imobiliários conforme a demanda;
  • Realização de parcerias com o terceiro setor para qualificação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho
  • Implementação da cultura de empreendedorismo no Estado (para o Estado e para o cidadão o empreendedorismo é mais vantajoso que o benefício social).
  • Apoio e incentivo a economia criativa e ao cooperativismo.

Crescer Competitivo

Capacitação, orientação e acesso ao crédito para empreendedores, informações sobre o uso de ferramentas tecnológicas e de inovação e conscientização da importância do registro de marcas e patentes junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.

Conheça as linhas de credito e cursos do programa Crescer Competitivo.

Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

Instância consultiva do Governo Federal vinculado ao Fórum Permanente da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, atua como um ambiente de debates e de conjugação de esforços entre o governo e a iniciativa privada, promovendo o fortalecimento das microempresas e empresas de pequeno porte e dos pequenos negócios, por meio da articulação e integração dos diversos órgãos e entidades de apoio e de representação da sociedade civil nas esferas federal, estadual e municipal.

Tem a finalidade de orientar, assessorar, incentivar e apoiar a formulação e a implementação da política estadual de desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte, incluindo o acompanhamento e avaliação da efetividade dos resultados, de modo a dispensar a essas categorias de contribuintes tratamento diferenciado e favorecido. Ademais, o FEMEP-GO está estruturado em 05 (cinco) Comitês Temáticos, responsáveis pela articulação, desenvolvimento de estudos, elaboração de propostas e encaminhamento dos temas específicos que compõem a agenda de trabalhos.

  • C.T.1- Racionalização Legal e Burocrática  - Destinado a identificar, analisar e propor medidas visando a redução ou simplificação de obrigações impostas às microempresas e empresas de pequeno porte.
  • C.T..2-  Acesso a Mercado - Destinado a identificar, analisar e propor medidas para facilitar o acesso das micro e pequenas empresas às compras públicas, aos mercados, externo e interno, e à cadeia produtiva das grandes empresas.
  • C.T.3- Tecnologia e Inovação - Destinado a identificar, analisar e propor medidas para acesso a novas tecnologias e inovações de processos, produtos e serviços das micro e pequenas empresas.
  • C.T.4- Investimento, Financiamento e Crédito - Destinado a identificar, analisar e propor medidas para facilitar o acesso das micro e pequenas empresas ao crédito bancário e outras fontes de financiamento.
  • C.T.5-  Formação e Capacitação Empreendedora - Destinado a identificar, analisar e propor medidas para ampliar as oportunidades de capacitação para as micro e pequenas empresas, com a perspectiva de disseminação e compartilhamento da informação por meio de redes de relacionamento.

Principais temas debatidos e status das ações nos Comitês Temáticos do Fórum Permanente da Secretaria da Micro e Pequena Empresa - http://www.forumpermanente.gov.br/