Artesanato

13º Salão do Artesanato Raizes Brasileiras

Publicado edital de seleção para artesãos participarem do 13º Salão do Artesanato Raizes Brasileiras

Foi publicano no Diário Oficial de Goiás desta terça-feira (27) o edital de seleção de artesãos e entidades representativas do artesanato para expor e comercializar seus produtos artesanais no Salão de Artesanato – Edição São Paulo, que acontece de 9 a 13 de outubro, na capital paulista.

O 13º SALÃO DO ARTESANATO - RAÍZES BRASILEIRAS faz parte das feiras nacionais do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), e tem como objetivo colaborar na estruturação da Cadeia Produtiva do Artesanato, estimulando o aproveitamento das vocações de vários Estados do Brasil, dentre eles, o Estado de Goiás.

 Serão disponibilizadas para este edital 25 (vinte e cinco) oportunidades, das quais: 21 (vinte e uma) para artesãos individuais; e b) 4 (quatro) para entidades representativas.

As inscrições serão realizadas no período do dia 27 a 30 de agosto de 2019. O interessado em participar da seleção deverá preencher o formulário online disponibilizado aqui (FORMULÁRIO)  e enviar em anexo no e-mail artesanato.sic@goias.gov.br, adicionando os demais documentos obrigatorios conforme artigo 4º do edital.

Os selecionados deverão arcar com as próprias despesas de passagens, traslados, hospedagem e alimentação durante todo o evento. Ficará sobre a responsabilidade dos ARTESÃOS E ENTIDADE REPRESENTATIVA DOS ARTESÃOS SELECIONADOS transportar as peças de artesanato, devidamente acondicionadas, conforme especificado no item 9 do edital do Estado de Goiás para o Estado de São Paulo, no local a onde se realizará a exposição, bem como o retorno das peças a sua origem.

20ª Fenearte

 

A Feira Nacional de Negócios do Artesanato-FENEARTE é a maior feira de artesanato da América Latina. Aconteceu entre os dias 3 a 14 de julho de 2019, no centro de convenções de Pernambuco.

Reunindo cerca de 5 mil expositores e 800 estandes com o melhor da produção artesanal do Brasil e do mundo, durante os 12 dias de realização.

O tema deste ano foi "Ciranda de Todas as Artes" que teve artistas populares de Pernambuco como homenageados, por levavam a tradição das cirandas de rodas em suas comunidades.

O objetivo desse evento é estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando ainda como importante elemento estruturador da cadeia produtiva do artesanato local.

Essa é a 17ª edição que o Estado de Goiás participa. A seleção dos artesãos é feita através de um edital onde são selecionados individualmente e através das associações. Esse ano foram selecionados 8 artesãos e 2 associações.

Durante a exposição os artesãos de Goiás venderam cerca de 10 mil peças, contabilizando mais de R$ 238 mil reais em vendas.

 Ficamos na 8ª colocação em valor de vendas e em 5º lugar em número de peças vendidas. É a força do artesanato e da cultura de Goiás por todo país

 

 

    Contato - PAB/Goiás

    Para mais informações sobre o Programa de Artesanado Goiano, entre em contato conosco:

    E-mail: artesanato.sic@goias.gov.br
     

    Programa do Artesanato Brasileiro

    O Programa do Artesanato Brasileiro, integrante da programação do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), e gerenciado pela Subsecretaria de Empreendedorismo e Geração de Renda, tem o objetivo de promover o desenvolvimento integrado do Setor artesanal e a valorização do artesão, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico.

    Conheca o Programa de Artesanato Brasileiro

    Espaço Cultural Antônio Poteiro

    Conheça a galeria de fotos 

    Acesse a página do Espaço Cultural