Desenvolvimento Regional

Uma das grandes missões do Governo de Goiás é desenvolver as vocações dos municípios de todo o estado, principalmente dos que estão em vulnerabilidade econômica. Temos o objetivo de contribuir com a diminuição das desigualdades sociais por meio da geração de empregos e novas oportunidades de trabalho.  
Entendemos que cada região tem uma vantagem competitiva que deve ser reconhecida, aproveitada, fortalecida e divulgada. Todos os nossos esforços, portanto, são no propósito comum de fazer jus ao seu potencial econômico.

Por isso nossas equipes estão se dedicando em mapear as fragilidades e vocações regionais para definição de estratégias e implantação de projetos destinados à redução das disparidades regionais. E ainda trabalhando para que haja investimentos em infraestrutura e logística, com gestão mais eficiente dos recursos, como fatores essenciais para que se desenvolvam novos vetores de desenvolvimento no território do estado de Goiás.

Projetos para Áreas Vulneráveis

Algumas áreas do Estado são mais carentes do que outras e, para tanto, precisam de uma atenção especial. Como escopo da Gerência de Projetos para Áreas Vulneráveis temos o propósito de fomentar nas regiões menos favorecidas do Estado a integração de projetos institucionais socio-produtivos em arranjos locais, estimulando o desenvolvimento e a oferta de serviços e insumos às cidades próximas e microrregiões.

O Norte, o Nordeste e o Entorno do DF, agora contemplado pela Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), são os principais enfoques deste núcleo de atuação. No entanto, o Gabinete de Políticas Sociais do Governo do Estado, liderado pela Primeira Dama Gracinha Caiado, também está em estrita parceria com a nossa secretaria através deste núcleo e, juntos, estamos numa força-tarefa conjunta para o desenvolvimento de todos os municípios mais vulneráveis de Goiás.

Assim sendo, os programas e projetos de desenvolvimento econômico nacionais e internacionais específicos para áreas de vulnerabilidade social são de responsabilidade e atenção da Gerência de Projetos para Áreas Vulneráveis, bem como as parcerias que contemplam o desenvolvimento dessas regiões.

Integração Regional

A falta de integração entre municípios acaba por prejudicar todos os moradores da região. Geralmente desconectados por visões políticas diferentes, ou até mesmo por desconhecimento técnico, prefeituras e entidades públicas ou privadas perdem grandes oportunidades de captarem negócios e investimentos para os seus municípios.

Entendemos que o papel do governo do Estado é de sincronizar interesses e ativar o potencial econômico das regiões por meio de projetos voltados a transformação das estruturas produtivas e capacidades humanas, integrando-as às outras cadeias e regiões, bem como aos mercados consumidores externos.

O departamento responsável pela integração regional, portanto, tem como objetivo cuidar do planejamento e das políticas públicas capazes de integrar as regiões goianas entre si e as oportunidades oferecidas pelo governo federal, pelo governo do estado e por todos os demais instrumentos de desenvolvimento econômico.

Apoio ao Conselho de Investimentos, Parcerias e Concessões

O Governo do Estado de Goiás entende que a iniciativa privada deve ser grande aliada na prestação de serviços de responsabilidade estadual. Dada à cultura de gestão eficiente e às condições de redução de gastos, temos a perspectiva de desenvolver políticas estratégicas por meio de parcerias público-privadas.

A área responsável por realizar as atividades de secretaria executiva do conselho de investimentos, parcerias e concessões será a Gerência de Apoio ao Conselho de Investimentos, Parcerias e Concessões da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Estado de Goiás.

Nosso propósito é sugerir estratégias de desestatização ao elaborar projetos, documentos e resoluções, gerenciando estudos de viabilidade e acompanhando processos de parcerias público-privadas.